O Pequeno Samurai

* Finalista do Prêmio Jabuti
* M. H. Prêmio João-de-Barro

Título: O Pequeno Samurai
Ilustrações: Alexandre Rampazo
Gênero: Infantil
Páginas: 64
Editora: FTD
Ano da 1.ª edição: 2014
ISBN: 978-85-322-9056-4

Comprar




Sinopse

Os samurais eram guerreiros japoneses que se destacavam pelo rigoroso código de conduta, defendendo a justiça, a coragem, a compaixão, a cortesia, a sinceridade, a lealdade e a honra. Em O pequeno samurai, Yuji narra como descobriu, com a ajuda de seu avô, que era um pequeno samurai e como isso o ajudou em sua longa jornada rumo ao Brasil. De forma sensível e emocionante, o menino descreve como foi a despedida de sua terra natal, a aventura de viajar de navio até o outro lado do mundo e a descoberta de que no Brasil também existiam samurais.



Notícias

Estadão - Estante de Letrinhas (Bia Reis)

"O livro traz como pano de fundo a imigração japonesa para o Brasil, mas não há didatismo. Há poesia, sim, muita poesia".
Leia mais...


Colégio Miguel de Cervantes

"Os pais de Kondo vieram ao Brasil como imigrantes japoneses. André Kondo nasceu no ano de 1975, mas não temos registros do dia e do mês de nascimento. Atualmente, é escritor de livros infantis, juvenis e adultos. Suas principais publicações são Contos do sol nascente e O pequeno samurai. Kondo também ganhou o Prêmio Bunkyô de Literatura pelo livro Contos do Sol Nascente, dividindo-o com os autores Oscar Nakasato e Marília Kubota. Além disso, foi um dos indicados ao Prêmio Jabuti pelo livro O pequeno samurai. Dia 30/04, das 10h30min às 11h, André Kondo dará uma palestra para crianças dos 4os anos C e D sobre o livro O pequeno samurai".
Leia mais...


Conta uma história - Rosa Maria Miguel Fontes

"Exemplo claro da diversidade de São Paulo é o Bairro da Liberdade conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa na cidade. A decoração oriental e o comércio dão a impressão de que de fato se está em outro país. E uma boa opção de leitura para o trajeto até lá é “O Pequeno Samurai”, de André Kondo".
Leia mais...


Caçadores de Biblioteca - Soraia Magalhães

"O livro, com toda singeleza, trata de valores, sentimentos, perdas, esperança e principalmente de sabedoria com uma ligação muito forte das coisas relacionadas ao Japão e as ancestralidades do escritor. Possui um texto de leitura fluida que ficou muito bem integrado as belas ilustrações de Alexandre Rampazo".
Leia mais...


A notícia - Aldo Brasil


"Em “O Pequeno Samurai”, de André Kondo, o menino Yuji narra como descobriu, com a ajuda de seu avô, que era um pequeno samurai e como isso o ajudou em sua longa jornada rumo ao Brasil. De forma sensível e emocionante, o menino descreve como foi a despedida de sua terra natal, a aventura de viajar de navio até o outro lado do mundo e a descoberta de que no Brasil também existiam samurais".
Leia mais...